Tecnopolitica

  • Bem-vindo(a) ao

    Podcast Tecnopolítica

    Inscreva-se em nosso Newsletter para receber todas as informações

Inscreva-se

Newsletter

Inscrever

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Episódios

  • TECNOPOLÍTICA #209 - O Brasil Não é Quintal do Elon Musk

    Nesse episódio, Sérgio Amadeu aborda os ataques proferidos pelo bilionário Elon Musk contra o Judiciário brasileiro e demonstra como a concepção de liberdade de Musk nada mais é do que a aplicação da força e da violência. Musk cultiva uma abordagem que favorece a disseminação de desinformação e valores reacionários, em consonância com estratégias da extrema direita mundial. O episódio também trata do crescente alinhamento de empresários do Vale do Silício com ideologias reacionárias de extrema direita, afastando-se de associações prévias com a democracia. A situação evidencia uma urgente necessidade de regulamentação das plataformas sociais, para garantir que a liberdade de expressão e os direitos individuais prevaleçam sobre interesses econômicos e políticos de uma elite empresarial.

  • TECNOPOLÍTICA #208 - Artistas Em Perigo: Dubladores Querem a Regulamentação da IA

    Neste episódio do Tecnopolítica, Sérgio Amadeu conversou com Alexandre Apolinário, multiartista, cantor, ator e dublador. A conversa tratou das implicações da IA Generativa para os artistas, especialmente para os dubladores. Recentemente, o manifesto da United Voice Artists reivindicando a regulação da IA e a proteção das atividades artísticas ameaçadas pelos grandes modelos de linguagem natural já recebeu 50 mil assinaturas. Apolinário trouxe uma série de questões cruciais sobre a ética, a formação de subjetividades e sobre a impossibilidade de um código absorver sentimentos. A conversa é imperdível.

  • TECNOPOLÍTICA #207 - Milton Santos e as tecnologias digitais

    "Neste episódio, Sergio Amadeu conversa com o professor André Pasti, coordenador do Grupo de Pesquisa Território Praticado, Conjuntura e Tecnopolítica da Universidade Federal do ABC, sobre o pensamento do grande geógrafo brasileiro, Milton Santos. Durante a conversa, Pasti navega pelas principais ideias de Milton Santos e mostra como as tecnologias são constitutivas dos territórios que, simultaneamente, são afetados pelos processos tecnológicos. O bate-papo avança nos temas da psicoesfera, do capitalismo digital e da extração de dados como modo de empobrecimento das populações. Instagram: : @abpasti #MiltonSantos #TecnologiasDigitais #Territórios #Psicoesfera #CapitalismoDigital #ExtraçãoDeDados"

  • TECNOPOLÍTICA #206 - Códigos, Tecnologia e Gênero

    Neste episódio, Sérgio Amadeu conversa com Veronyka Gimenes, hacker de tecnologia e gênero, integrante do código não-binário, sobre como as tecnologias e seus códigos carregam ideologias e produzem subjetividades. A conversa começa com Veronyka contando como hackeou seu próprio corpo e o libertou de um sistema patriarcal que consolida a sujeição ao capitalismo e à violência cotidiana. Ainda durante o bate-papo, Veronyka fala sobre como a tecnologia afeta o gênero e como o gênero interfere na criação e no desenvolvimento

  • TECNOPOLÍTICA #205 - a Guerra dos Cabos Submarinos

    Nesse episódio, Sérgio Amadeu fala sobre a importância estratégica dos cabos submarinos para a conexão global da internet, como são alvos de espionagem e como estão cada vez mais colocados como objetivos de ações militares. O episódio ainda apresenta o relato dos graves danos aos cabos submarinos no Mar Vermelho, devido aos confrontos existentes entre as forças dos Estados Unidos e aliados contra os Houthis do Iêmen. Os Houthis exigem o fim da guerra contra os palestinos na Faixa de Gaza. Episódio imperdível.

  • TECNOPOLÍTICA #204 - Dados do SUS nas garras das Big Techs

    Esse é o tema central desta collab entre Tecnopolítica e Código do Caos. Neste episódio, Sergio Amadeu e Henrique Sampaio entrevistam Joyce Souza e Fabio Maldonado e exploram suas pesquisas sobre a saúde digital no Brasil e a crescente dependência tecnológica. Recentemente, os pesquisadores publicaram no Le Monde Diplomatique e no portal A Terra é Redonda, com apoio da Fundação Heinrich Boll, artigo que revela a urgência de uma política nacional de infraestruturas digitais públicas brasileiras para a manutenção dos princípios do SUS no século XXI. Ao longo da conversa, é possível verificar como os ideais neoliberais estão moldando a saúde brasileira através da sua digitalização e como o desinvestimento estatal em infraestruturas digitais nacionais está alimentando a transferência de valor para os países imperialistas, que perpassa pela transferência de dados dos cidadãos brasileiros e que, ao serem processados por sistemas algorítmicos, poderão ser utilizados para o avanço da ciência e da tecnologia nos países imperialistas. Esta é uma conversa que você não pode perder! 🌐💻 #SaúdeDigital #SUS #BigTech #Tecnopolítica #CódigoDoCaos Links dos artigos: https://diplomatique.org.br/saude-digital-dependencia-tecnologica/ https://aterraeredonda.com.br/sus-digital/#:~:text=Esse%20fen%C3%B4meno%20tem%20exercido%20um,atingirem%20diretamente%20%C3%A0%20vida%20humana

  • TECNOPOLÍTICA #203 - Riscos Dos Sistemas Algorítmicos Na Justiça

    Nesse episódio do Tecnopolítica, Sérgio Amadeu conversou com Arnobio Rocha, advogado, civilista, que atua como encarregado de proteção de dados. O episódio tratou de como os sistemas algorítmicos, em especial, a Inteligência Artificial, afeta o Poder Judiciário. Os sistemas algoritmos, apresentados como objetivos e neutros, podem agilizar os processos judiciais, mas podem também trazer desvios inaceitáveis para as funções essenciais da Justiça. Ouça, comente e divulge.

  • TECNOPOLÍTICA #202 - Existe vínculo de emprego no trabalho em plataformas?

    Neste episódio do Tecnopolítica, Sérgio Amadeu conversou com a Professora Titular da ECA-USP, Roseli Figaro, e com a Desembargadora do Trabalho aposentada e pesquisadora do CESIT-UNICAMP, Magda Biavaschi, sobre o vínculo de emprego no trabalho em plataformas digitais. O STF está para tomar uma decisão vinculante para todos os juízes do Brasil definindo se os trabalhadores de plataformas têm ou não direitos trabalhistas, ou seja, se são ou não trabalhadores. Enquanto a Europa caminha para reconhecer direitos nas atividades de trabalho nas plataformas, o Brasil está indo na contramão. A própria Justiça do Trabalho teve sua competência questionada para decidir se a "natureza tecnológica" das plataformas não exige direitos contratuais de trabalho. No dia 28 de fevereiro, haverá atos públicos diante das sedes da Justiça do Trabalho em defesa de sua existência e dos direitos dos trabalhadores. A situação é grave e perigosa. Episódio imperdível.

  • TECNOPOLÍTICA #201 - Os Softwares Espiões Deveriam Ser Proibidos

    Neste episódio do Tecnopolítica, Sergio Amadeu discute a utilização dos softwares espiões, dos chamados spywares. O tema ganhou relevância devido a suposta “ABIN paralela” que teria sido utilizado para vigiar opositores. Sergio Amadeu esclarece como o software espião da empresa Cognyte chamado “First Mile” opera. Também retoma o caso do spyware “Pegasus” da empresa NSO. Por fim, apresenta a hipótese dos motivos pelos quais Israel se tornou o paraíso das companhias de espionagem no planeta. Imperdível. #VigilânciaDigital #PrivacidadeOnline #SegurançaCibernética #DireitosDigitais #Espionagem #Tecnologia #PolíticaDigital #Privacidade #SegurançaOnline #Israel #Cognyte

  • TECNOPOLÍTICA #200 - Os Impactos Ambientais Da Inteligência Artificial

    OS IMPACTOS AMBIENTAIS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Neste episódio que abre a série do podcast Tecnopolítica de 2024, Sérgio Amadeu traz o tema dos impactos ambientais dos Data Centers e dos grandes modelos de linguagem, os LLMs, bem como, do conjunto da IA baseada em dados. Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), o consumo de energia de um Data Center de hiperescala é estimado em cerca de 100 megawatts (MW), o equivalente a cerca de 100 mil residências. É preciso repensar a IA baseada na extração de padrões de gigantescas base de dados. Realmente imperdível. #IAEnergia #DataCenterVerde #ImpactoAmbientalIA #SustentabilidadeDigital #EcoIA #TechEco #DataCenterSustentável #GreenAI #Cibernatureza #ConsciênciaDigital #SoluçõesVerdesIA #EcoData #LinguagemLimpa #EnergiaSustentávelIA #TecnologiaResponsável #EcoTech