Tecnopolítica #81: Patenteamento no campo e o avanço das plataformas

Neste episódio a socióloga Marijane Lisboa, coordenadora do curso de Ciências Socioambientais da PUC-SP, conversa com Sergio Amadeu sobre o avanço das patentes no campo. Resgatando o texto “Cultura e natureza: o que o software tem a ver com os transgênicos”, a conversa passou pelo impactos dos organismos geneticamente modificados, pelo crescimento da presença das plataformas digitais no campo, pela tragédia do envenenamento da natureza e até mesmo da posição desastrada do Brasil diante das patentes sobre vacinas. Imperdível.

Tecnopolítica #80: Ruralismo digital

Neste vídeo, Sérgio Amadeu explica algumas mudanças que ocorrerão no Tecnopolítica esse ano: haverá temas centrais para cada mês do ano, que nortearão os bate-papos com os convidados, e encontros virtuais mensais abertos ao público interessado no tema. nO tema central de abril é “O ruralismo digital e a destruição do meio ambiente”. nPara saber mais da programação e de como participar dos encontros, acompanhem nossas redes sociais e se inscrevam na nossa newsletter: http://bit.ly/newstecnopolitica

Tecnopolítica #79: Internetnicidade e as conexões dos povos indígenas

Neste episódio, Sergio Amadeu conversa com o pesquisador e indigenista Nuno Nunes sobre as tecnologias digitais e os povos indígenas. A conversa passou pelos diversos modos de conexão entre as etnias, do uso do celular ao tecnoxamanismo. Tratou também do debate sobre as diversas apropriações e reconfigurações tecnológicas realizadas pelos povos da floresta.nImperdível.

Tecnopolítica #78: A economia da atenção e as tecnologias de captura da subjetividade

Neste episódio do Tecnopolítica, Sergio Amadeu conversou com a pesquisadora Anna Bentes, do MediaLab da UFRJ e do Lavits, sobre a economia da atenção e seus efeitos sobre a formação das subjetividades. O behaviorismo, o chamado design comportamental e as técnicas de persuasão estão no centro da conversa sobre a concentração das atenções promovida, principalmente, pelas plataformas de relacionamento online. A conversa abordou a relação entre o chamado capitalismo de vigilância e a economia de atenção.

Tecnopolítica #77: A Dependência no Mundo Digital

Neste episódio, Sergio Amadeu conversa com Fabio Maldonado, pesquisador da teoria da dependência, sobre a atualidade das teorias de desenvolvimento e da abordagem da dependência para compreender o capitalismo digital. A conversa caminhou para o debate da noção de colonialismo de dados e sua relação com o ordenamento neoliberal. Imperdível.

Tecnopolítica #76: Vazamentos de dados e reuniões secretas

Neste primeiro episódio de 2021, Sérgio Amadeu discute a origem desconhecida dos vazamentos de dados, a falta de informações sobre qual a extensão do estrago e como empresas estão transformando a insegurança em mais um modo de auferir lucros. Mostra a maioria de militares na direção da Agência Nacional de Proteção de dados e os perigos da concentração e das transações que o governo federal está promovendo com dados dos programas sociais e demais informações coletadas pelos seus diversos órgãos.

Tecnopolítica #75: Uberização e as tecnologias da precarização do trabalho

Neste episódio, Sérgio Amadeu conversa com Ludmila Costhek Abílio, pesquisadora e autora do premiado livro “Sem maquiagem: o trabalho de um milhão de revendedoras de cosméticos” (Boitempo, 2014), sobre a intensa “uberização” do trabalho e o avanço de tecnologias de destruição de direitos. nLudmila, em pesquisas realizadas junto ao Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit), da Universidade de Campinas (Unicamp), mostra como tem avançado a conversão do trabalhador em um elemento “just-in-time”, que o torna um ser descartável e como a gestão algorítmica do trabalho equaciona o futuro do trabalho diante da utilização neoliberal das tecnologias de servidão maquínica e da precarização das condições de existência.

Tecnopolítica #74: Redes de energia orientadas para o comum

Neste episódio, Sergio Amadeu conversa com o pesquisador Pedro Juliano Nardelli, professor da University of Technology LUT, na Finlândia, sobre as possibilidades de compartilhamento de energia elétrica de modo similar à distribuição de pacotes de dados na Internet. O projeto quer superar os modelos voltados ao mercado, buscando tratar a energia com as possibilidades de uma economia da dádiva. O gerenciamento de energia por pacotes, as possibilidades de ofertar a energia por software, por sistemas algoritmos que atuem conforme as necessidades das comunidades são temas discutidos neste episódio.

Tecnopolítica #73: Como regular as plataformas online e seus sistemas algorítmicos

Neste episódio, Sérgio Amadeu conversa com Yumi Ambriola, doutora em engenharia de informação e integrante do Garoa Hacker Club, e com Alexandre Abdo, especialista em modelagem de dados computacionais, sobre os desafios, possibilidades e entraves para a regulação das plataformas online e seus sistemas algorítmicos. A conversa passa pela tecnicidade dos algoritmos, pelas dificuldades de definir limites para as operações das redes neurais, das possibilidades da interoperabilidade e outros temas indispensáveis quando se pretende dar maior transparência e explicação do que ocorre na gestão algorítmica das redes digitais.

Tecnopolítica #72: Os desafios do desenvolvimento colaborativo de softwares

Neste episódio, Sérgio Amadeu conversa com João Bueno, desenvolvedor de softwares há mais de vinte anos e colaborador do projeto GIMP, um acrônimo para GNU Image Manipulation Program. O GIMP é um programa livre para tarefas como retoque de fotos, composição de imagens e criação visual. O bate-papo abordou os desafios e o potencial das comunidades de desenvolvimento de softwares livres no país e no mundo. A conversa também explorou e examinou as grandes possibilidades das universidades e dos movimentos sociais desenvolverem soluções abertas e que reforcem o conhecimento, a soberania e autonomia tecnológica da nossa sociedade.