Tecnopolítica #147 – O aceleracionismo e a crise do capitalismo

Nesse episódio do Tecnopolítica, Sergio Amadeu conversou com Victor Marques, graduado em Ciências Biológicas e doutor em Filosofia, sobre o aceleracionismo, movimento intelectual controverso que propõe a aceleração das tendências tecnológicas do capitalismo como caminho possível de levar o sistema socioeconômico ao colapso abrindo espaço para a sua superação. Imperdível.

Tecnopolítica #146 – Por que os EUA querem eliminar Julian Assange?

Nesse episódio do Tecnopolítica, Sérgio Amadeu conversou com Sofia Schurig e Marina Neto, respectivamente, editora e chefe de reportagem da Revista O Sabiá, sobre a perseguição, prisão e tentativa de eliminação de Julian Assange, fundador do Wikileaks. Assange é vítima de uma das maiores farsas da atualidade. Acusado de um crime que não cometeu foi preso na Inglaterra, conseguiu asilo na embaixada do Equador, foi retirado depois de 10 anos e novamente preso. Segundo o comissariado de direitos humanos da ONU, Assange foi torturado psicologicamente no Reino Unido. Na realidade, Assange é um preso político do império norte-americano. Defender Assange é defender a liberdade de imprensa. Não vamos desistir, jamais.

Tecnopolítica #145 – As ondas de ataque à proteção de dados no Brasil

Neste episódio do Tecnopolítica, Sergio Amadeu conversou com João Paulo Dorini, Defensor Regional de Direitos Humanos da Defensoria Pública da União. Dorini falou sobre diversas tentativas de ataque à proteção de dados e aos direitos dos cidadãos. A conversa trouxe um alerta sobre o anúncio do governo federal de entregar dados, armazenados na Receita Federal, de pessoas físicas e jurídicas, para terceiros. Também foi discutido a transferência de dados do SouGov para uma empresa privada norteamericana, além do absurdo compartilhamento de dados da ICN (Identidade Civil Nacional) com instituições financeiras sem o consentimento prévio dos cidadãos.

Tecnopolítica #144 – Twitter, Elon Musk e a volta do Orkut

Nesse episódio do Tecnopolítica, Sergio Amadeu conversou com o jornalista Bruno Torturra, um dos criadores do Mídia Ninja, do Estúdio Fluxo e editor do Greg News, na HBO Brasil. A conversa girou em torno da crise da plataformas, dos bilionários que querem redesenhar o mundo com suas posturas absolutistas e neoliberais, da guerra dos conglomerados digitais pelo controle do futuro, do efeito Elon Musk e a volta do Orkut. Uma conversa profunda e imperdível.

Tecnopolítica #143 – O que Walter Benjamin diria do NFT?

Nesse episódio do podcast Tecnopolítica, Sergio Amadeu conversou com Guilherme Preger, engenheiro e doutor em teoria literária pela UERJ, sobre o NFT (non-fungible token ou token não-fungível). Guilherme é autor do livro Fábulas da Ciência: discurso científico e fabulação especulativa (Editora Gramma). Guilherme descreveu o que é um NFT e porque ele é um modo de tentar manter em um objeto digital algo único e autêntico em um cenário em que não é possível diferenciar a cópia do original. Como a perspectiva de Walter Benjamin, autor de “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”, e a ideia de áurea podem nos ajudar a compreender o fenômeno dos tokens não-fungíveis? Esse episódio discute que “o valor único da obra de arte ‘autêntica´ tem seu fundamento sempre no ritual”.

#142 – A emergência do sindicalismo no mundo das Big Techs

Nesse episódio do Tecnopolítica, Sérgio Amadeu apresenta os avanços da organização sindical nas empresas de tecnologia. Declarado morto pelos consultores do Vale do Silício, o movimento sindical tem sua primeira grande vitória obtendo a maioria dos votos dos trabalhadores de uma unidade da Amazon, em Nova York. Surge também o primeiro sindicato dos trabalhadores do Grupo Alphabet. Apesar da reação muitas vezes violenta dos empresários das Big Techs contra a organização sindical e os direitos trabalhistas, o movimento avança e obtém conquistas importantes. Tudo indica que o neoliberalismo tecnológico errou ao decidir que direitos são incompatíveis com a velocidade dos seus aplicativos.

Tecnopolítica #141 – Como funciona o bloqueio algorítmico das plataformas?

Nesse episódio do Tecnopolítica, Sergio Amadeu mostra como as plataformas fazem o bloqueio algorítmico de conteúdos. Em seguida, mostrou a proibição de impulsionamento que o Youtube tem realizado diversas vezes contra o podcast. Os argumentos dos bloqueios são expostos e demonstram a completa arbitrariedade e erros cometidos pela plataforma. Esse episódio é um alerta sobre o poder de modulação e manipulação que as Big techs adquiriram em nossa sociedade.

Tecnopolítica #140 – Justiça dá liminar contra o reconhecimento facial no metrô

Neste episódio do Tecnopolítica, Sérgio Amadeu conversa com Eloísa Machado de Almeida, advogada em direitos humanos, doutora em direito pela USP, professora na Faculdade de Direito da FGV-SP, integrante da Comissão Arns e uma das autoras da ação judicial que conquistou a liminar impedindo que fosse implantado o sistema de captação e tratamento de dados biométricos dos usuários de Metrô de São Paulo para sua utilização em sistemas de reconhecimento facial. A conversa girou em torno dos riscos da biometria facial e a necessidade de uma moratória até que se considere o conjunto das implicações civis, sociais, econômicas e de segurança dessas tecnologias de controle.

Tecnopolítica #139 – Por que as plataformas declararam guerra ao PL 2630?

Nesse episódio do Tecnopolítica, Sergio Amadeu conversou com a jornalista Renata Mielli, coordenadora do Barão de Itararé e doutoranda de Ciências da Comunicação na ECA-USP, sobre a regulamentação das plataformas digitais. A conversa girou em torno do Projeto de Lei 2630 que pretende dar transparência às operações de plataformas como o Google e o Facebook, bem como reduzir as possibilidades de mensageiros instantâneos disseminarem desinformação e discursos de ódio. Renata esclareceu os motivos pelos quais gigantes de tecnologia como o Google pagaram anúncios para atacar o PL 2630. O episódio tratou também da medida judicial que bloquearia o Telegram caso a plataforma dos irmãos Nikolai e Pavel Durov não cumprissem as determinações judiciais do STF.Entre em nosso canal do telegram: http://t.me/tecnopoliticapodcast

Tecnopolítica #138 – A guerra pelos semicondutores

Nesse episódio do Tecnopolítica, Sergio Amadeu conversou com Esther Majerowicz, doutora em Ciências Econômicas pela Université Paris 13 (Paris-Nord) e em Economia Política Internacional pela UFRJ, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A conversa tratou da cadeia global dos semicondutores, do papel da China e dos Estados Unidos na produção desse importante insumo da era informacional.Semicondutores são essenciais para a produção de celulares, computadores, sensores digitais, smart TVs, dispositivos eletrônicos embarcados nos carros, entre outras aplicações. Esther explicou ainda quais as dificuldades da China para avançar e se tornar menos dependente de Taiwan, da Coréia e outros fornecedores desse insumo estratégico. Também detalhou como os Estados Unidos controlam o desenvolvimento da última geração de semicondutores.