Posted in: Sem categoria

Tecnopolítica #74: Redes de energia orientadas para o comum

Neste episódio, Sergio Amadeu conversa com o pesquisador Pedro Juliano Nardelli, professor da University of Technology LUT, na Finlândia, sobre as possibilidades de compartilhamento de energia elétrica de modo similar à distribuição de pacotes de dados na Internet. O projeto quer superar os modelos voltados ao mercado, buscando tratar a energia com as possibilidades de uma economia da dádiva. O gerenciamento de energia por pacotes, as possibilidades de ofertar a energia por software, por sistemas algoritmos que atuem conforme as necessidades das comunidades são temas discutidos neste episódio.

Posted in: Sem categoria

Tecnopolítica #73: Como regular as plataformas online e seus sistemas algorítmicos

Neste episódio, Sérgio Amadeu conversa com Yumi Ambriola, doutora em engenharia de informação e integrante do Garoa Hacker Club, e com Alexandre Abdo, especialista em modelagem de dados computacionais, sobre os desafios, possibilidades e entraves para a regulação das plataformas online e seus sistemas algorítmicos. A conversa passa pela tecnicidade dos algoritmos, pelas dificuldades de definir limites para as operações das redes neurais, das possibilidades da interoperabilidade e outros temas indispensáveis quando se pretende dar maior transparência e explicação do que ocorre na gestão algorítmica das redes digitais.

Posted in: Sem categoria

Tecnopolítica #72: Os desafios do desenvolvimento colaborativo de softwares

Neste episódio, Sérgio Amadeu conversa com João Bueno, desenvolvedor de softwares há mais de vinte anos e colaborador do projeto GIMP, um acrônimo para GNU Image Manipulation Program. O GIMP é um programa livre para tarefas como retoque de fotos, composição de imagens e criação visual. O bate-papo abordou os desafios e o potencial das comunidades de desenvolvimento de softwares livres no país e no mundo. A conversa também explorou e examinou as grandes possibilidades das universidades e dos movimentos sociais desenvolverem soluções abertas e que reforcem o conhecimento, a soberania e autonomia tecnológica da nossa sociedade.

Posted in: Sem categoria

Tecnopolítica #71: Nuvem privada de R$26 milhões atrasa apuração eleitoral

Neste episódio, Sérgio Amadeu conversa com Edmilson Silva, conhecido como Pajé e especialista em Data Centers, sobre os fatos que levaram ao atraso na apuração de votos das últimas eleições no Brasil. nNo bate-papo, Pajé e Sérgio explicam a inexigibilidade de licitação que o TSE executou para contratar a nuvem privada da Oracle, megacorporação norte-americana, e a justificativa apresentada para tal contratação, baseada na afirmação de que a solução era robusta e, portanto, evitaria falhas e problemas de segurança. O episódio mostra que a falta de transparência do processo ocorrido reforça os discursos da extrema direita que quer deslegitimar a democracia no país.

Posted in: Sem categoria

Tecnopolítica #70: Os bloqueios e as descriminações dos algoritmos das Plataformas Digitais

Neste episódio, Sérgio Amadeu conversa com Débora Machado, mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC e pesquisadora do Laboratório de Tecnologias Livres, sobre o modelo de monetização das plataformas digitais, baseado em coleta e venda de dados segmentados para anúncios e impulsionamentos, e como os algoritmos dessas plataformas realizam bloqueios de conteúdos, gerando discriminações. nAo longo da conversa, Sérgio e Débora analisam o impacto desses bloqueios e como eles tem ocorrido com muita frequência nos impulsionamentos realizados em conteúdos do Podcast Tecnopolítica. Débora percorre como esses bloqueios são justificados pelas plataformas e como é possível contestá-los.

Posted in: Sem categoria

Tecnopolítica #69: A pressão das plataformas pelo livre fluxo de dados

Neste episódio, Sérgio Amadeu conversa com Lucas Tasquetto, professor da Universidade Federal do ABC, especialista em comércio internacional. O episódio trata das pressões das Big Techs pelo livre fluxo transfronteiriço de dados, que garantiria a extração de quaisquer dados das populações do países pobres para os países ricos, em especial, para os Estados Unidos. O professor Lucas Tasquetto apresentou, ainda, as possíveis estratégias dos EUA para o comércio exterior diante do avanço da China.

Posted in: Sem categoria

Tecnopolítica #68: O Comum em uma Sociedade de Dados

Neste episódio do Tecnopolítica, Sergio Amadeu conversou com Georgia Nicolau e Rodrigo Savazoni, diretores do Procomum, sobre as dimensões do comum em uma sociedade de dados. Inspirados pelas ideias de soberania e autonomia digital, a conversa discutiu o alcance e a relevância das experiências coletivas comunitárias baseadas em lógicas distintas das presentes nos mercados capitalistas, tais como a economia da dádiva, as ações peer-to-peer, as trocas solidárias e os projetos de compartilhamento de conhecimento e tecnologias. A potência do comum foi colocada em debate neste episódio imperdível.

Posted in: Sem categoria

Tecnopolítica #67: Os riscos da militarização da proteção de dados

Neste episódio, Sérgio Amadeu conversa Flávia Lefevre, advogada de direitos digitais, e com Jonas Valente, professor da Universidade de Brasília (UNB), sobre a militarização da Agência Nacional de Proteção de Dados. O presidente Bolsonaro nomeou 3 militares para a agência encarregada de implementar a proteção de dados e defender a sociedade. Subordinada à Presidência da República e confundida com a lógica da vigilância, a presença de militares na agência pode desvirtuar a sua missão. O episódio analisa os riscos para o país, para a privacidade e para as liberdades democráticas com a militarização da ANPD.

Posted in: Sem categoria

Tecnopolítica #66: Qual a relação do latifúndio no Brasil com as plataformas digitais?

Neste episódio do Tecnopolítica, Sergio Amadeu conversa com Antonio Carlos Rodrigues Vianna, analista de sistemas que trabalha com IA e Big Data, usuário do Hadoop, plataforma de computação distribuída para o processamento de grandes volumes de dados. Antonio Carlos, utilizando a base de dados abertos e públicos, descobriu que o Facebook tem relação com o latifundiário. O representante do Facebook no Brasil é sócio/dirigente da empresa SLC Landco Empreendimentos Agrícolas SA, empresa proprietária de 14.950,7810 mil hectares em MT e BA (dados extraídos da base aberta do INCRA 03-2020). O que levou o Facebook a ter esse tipo de sociedade para montar sua filial no Brasil?

Posted in: Sem categoria

Tecnopolítica #65: O cenário atual das tecnologias abertas

Neste episódio, Sergio Amadeu conversa com Jomar Silva, Developer Relations Head na Zup Innovation, sobre qual o atual cenário e futuro das tecnologias abertas (open source software) e livres. Jomar Silva foi coordenador da Open Document Format (ODF), evangelizador da Internet das Coisas e figura de destaque internacional da comunidade open source. Com toda a sua experiência e longa trajetória no desenvolvimento de soluções abertas, Jomar Silva vai na contramão do que tem sido dito atualmente nos círculos de tecnologia e afirma que as tecnologias abertas venceram e o futuro de fato será aberto.