Inscreva-se

Newsletter

Inscrever

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Episódios

  • TECNOPOLÍTICA #239 - CRYPTORAVE: O maior evento de criptografia para defesa de direitos

    Nesse episódio Sérgio Amadeu conversou com Rosaju, formada em artes, trabalha com engenharia de software e integtra a organização da Cryptorave, maior evento aberto de criptografia, segurança digital e defesa da privacidade. Rosaju explicou como funciona o evento que ocorrerá nos dias 16 e 17 de maio, em São Paulo. A Cryptorave possui mais de 24 horas de oficinas, conversas, debates, apresentações, trocas e formação nas áreas de intersecção entre segurança, privacidade, criptografia e artes. A Cryptorave não aceita patrocínio de empresas. Ouça o episódio e saiba como colaborar com o evento. O link da Cryptorave é: https://2025.cryptorave.org/ Imperdível.

  • TECNOPOLÍTICA #238 - Direto de Shangai: a política de dados da China

    Nesse episódio, Sérgio Amadeu conversou com Tica Moreno, militante da Marcha Mundial das Mulheres e pesquisadora da Baobab – Associação Internacional para Cooperação Popular. Tica está na China e trouxe diversas informações fundamentais sobre a política digital chinesa, sobre o tratamento de dados, sobre os dados serem considerados fatores de produção. Tica também trouxe sua visão sobre como a China planifica a economia socialista de mercado. Um episódio extraordinário e indispensável.

  • TECNOPOLÍTICA #237 - Imaginários da Cultura Digital no século XXI

    Nesse episódio do Tecnopolítica, Sérgio Amadeu conversou com Marco Amarelo e Jatobá, sobre o ecossistema da cultura digital no Brasil. Jatobá detalhou o encontro dos coletivos de cultura digital que ocorrerá na segunda quinzena de fevereiro no Vale do Capão, distrito de Palmeiras, na Chapada Diamantina, Bahia. Nesse encontro artistas, produtores, pensadores, hackers e desenvolvedores traçarão ideias, projetos e aprendizados. A conversa também tratou das diferenças entre a cultura digital e o individualismo disseminado pelas mega plataformas. Marco Amarelo apontou que as práticas culturais estão em oposição ao culto dos influencers incentivado pelas Big Techs. Imperdível.

  • TECNOPOLÍTICA ESPECIAL #04: O FÓRUM BRASILEIRO DE SOFTWARE LIVRE FISL

    Neste episódio do Tecnopolítica, Sérgio Amadeu conversa com Marcelo Branco, um dos fundadores do Fórum Internacional de Software Livre (FISL), que ocorreu por 18 anos em Porto Alegre.Marcelo Branco relembra a participação de grandes lideranças do código aberto no FISL, como Richard Stallman, Eric Raymond e John Maddog Hall. O evento reuniu comunidades de desenvolvimento, grupos de usuários, acadêmicos e coletivos hackers, sendo um dos principais encontros de tecnologia aberta no mundo.Ele também destaca a participação do então ministro Gilberto Gil, um dos maiores incentivadores da cultura digital livre no Brasil. O FISL foi um marco no compartilhamento de experiências sobre tecnologias abertas e livres.Este episódio teve o apoio da 4Linux, empresa que fez parte da história do FISL.

  • TECNOPOLÍTICA ESPECIAL #03 - 4LINUX_ Uma empresa de open source mundo da IA

    Nesse episódio, Sérgio Amadeu conversou com Marcelo Marques, um dos fundadores da 4Linux, empresa de software aberto e livre, criada em 2001. O episódio foi gravado no final de 2024, antes do boom da DeepSeek. Marcelo Marques argumentou que o modelo de código aberto é fundamental para o avanço tecnológico, para a segurança e para a proteção das empresas. Mostrou diversos usos da IA e possibilidades maiores de quem acessa as interfaces de programação, as APIs. Marcelo apresentou também o projeto Jedai que permite organizar processos de aprendizado. Descreveu o mercado de tecnologia para jovens e deu dicas importantes para quem quer aprender a lidar com a chamada Inteligência Artificial. Além disso, a 4Linux liberou gratuitamente dois cursos online para quem quiser aprender a utilizar de modo avançado uma grande de modelo de linguagem e a trabalhar com as APIs. Os cursos estão liberados até o final de fevereiro de 2025. É só entrar no link e seguir as instruções:https://jedai.ai/sabre/criacao-de-apl... A senha para o acesso gratuito é TESTE30.O segundo curso é para que profissionais que querem aprender a desenvolver aplicações úteis:https://jedai.ai/sabre/programacao-co... A senha é a mesma, TESTE30Não se esqueça de se inscrever no canal. Isso ajuda o Tecnopolítica ir mais longe.

  • TECNOPOLÍTICA ESPECIAL #02: A real sobre o Deep Seek?

    Neste episódio do Tecnopolítica, Sérgio Amadeu traz as últimas informações sobre a empresa chinesa de IA que lançou a Deep Seek. Criada em 2021, a empresa tem como líder o engenheiro Liang Wenfeng, formado na própria China. O episódio mostra como a Deep Seek utilizou o código aberto para aprimorar e otimizar soluções de IA. Sobre o Open Source, Liang Wenfeng disse ao Sohu, um dos principais portais de notícias da China: “Na verdade, nada se perde com o código aberto e a publicação de artigos. Para a equipe técnica, ser seguido é uma grande sensação de dever cumprido. Na verdade, o código aberto é mais um comportamento cultural do que comercial. Dar é, na verdade, uma honra extra. Uma empresa que faz isso também terá apelo cultural.” Imperdível! Seguem os links dos códigos do DeepSeek: Git Hub: https://github.com/deepseek-ai HuggingFace: https://huggingface.co/deepseek-ai/DeepSeek-R1-Distill-Llama-8B

  • TECNOPOLÍTICA ESPECIAL #01 CÓDIGO ABERTO E A REVOLUÇÃO DIGITAL

    No primeiro episódio de 2025, Sergio Amadeu trouxe um panorama sobre a história do movimento do software livre, iniciado por Richard Stallman. Ele também explicou as diferenças entre software aberto e software livre, definiu o que são licenças livres e apresentou as vantagens dos modelos de compartilhamento de conhecimento tecnológico e práticas colaborativas. Este episódio faz parte de uma série de 3 episódios intitulada 'A FORÇA DO CÓDIGO ABERTO E DAS TECNOLOGIAS LIVRES', que conta com o apoio da 4Linux, uma empresa que, desde 2001, se dedica à implementação de modelos de software aberto. Ouça, divulgue e contribua com o Tecnopolítica!

  • TECNOPOLÍTICA #236 - Geração Cidadã De Dados

    Nesse episódio de encerramento do ano de 2024, Sergio Amadeu conversou com Polinho Mota, coordenador de dados do data_labe e ativista de tecnologias livres, abertas e populares. A conversa teve como tema a Geração Cidadã de Dados, passou pelas experiências que começaram na favela e geraram a criação do data_labe, um laboratório de dados e narrativas na favela da Maré – Rio de Janeiro. . Polinho relatou várias iniciativas de geração de dados com o engajamento das comunidades, entre eles, o aclamado Cocôzap. projeto de monitoramento as condições do saneamento básico na Maré. Para conhecer mais sobre a G.eração Cidadã de Dados visite o site do data_labe https://datalabe.org/ Episódio imperdível. Se inscreva no canal e nos ajude a ir mais longe.

  • TECNOPOLÍTICA #235 - Empresa ligada a CIA ganha dados da Saúde Britânica

    Nesse episódio especial do Tecnopolítica, Sergio Amadeu mostra como a empresa Palantir vai avançando em diversas áreas a partir do controle de dados da população. Em novembro de 2023, a Palantir recebeu um contrato de £ 330 milhões para criar um novo sistema de gerenciamento de dados chamado Federated Data Platform (FDP) para o NHS, serviço de saúde inglês. A privatização do NHS vai avançando pela dataficação. A Palantir foi fundada em 2004 por Peter Thiel e 4 sócios, com investimento inicial feito pela CIA, através da companhia In-Q-Tel, empresa de Capital de risco. Na fundação da Palantir, a Agência Central de Inteligência anunciou que invetia em empresas de tecnologia, com o único propósito de mantê-la equipadas com as mais recentes tecnologias da informação. Episódio imperdível.

  • TECNOPOLÍTICA #234 - A regulação da inteligência artificial vai retroceder?

    Nesse episódio do Tecnopolítica, Sergio Amadeu conversou com a Paula Guedes sobre a regulação da IA no Brasil. Paula, advogada, pesquisadora, professora e integrante da Coalizão Direitos na Rede, detalhou os embates em torno do Projeto de Lei 2338 que está para ser votado no Senado. Em julho, o projeto foi paralisado pelo intenso lobby das Gig Techs com o apoio da Confederação Nacional da Indústria. O episódio é importante para compreender os motivos pelos quais a regulação da IA é indispensávbel e urgente.

Subscribe Our Newsletter