• Bem-vindo(a) ao

    Podcast Tecnopolítica

    Inscreva-se em nosso Newsletter para receber todas as informações

Inscreva-se

Newsletter

Inscrever

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Episódios

  • Tecnopolítica #1 >> As implicações políticas dos algoritmos

    No primeiro programa, Sergio Amadeu da Silveira entrevista Amanda Yumi Ambriola, matemática, mestranda em engenharia da informação na UFABC, conselheira suplente no Comitê Gestor da Internet do Brasil, integrante do Garoa Hacker Club e ativista dos direitos na rede. Nesse bate-papo, Amadeu e Ambriola conversam sobre as implicações políticas e econômicas dos algoritmos, que estão na Internet definindo os resultados de buscas que fazemos no Google, decidindo quem verá nossas postagens no Facebook, reconhecendo rostos, classificando fotos e escolhendo qual anúncio deve aparecer no banner de um site que visitamos.

  • Tecnopolítica #2 >> A privacidade pode existir sem anonimato?

    É possível navegar na Internet sem que empresas e espiões de Governos coletem nossos dados e montem nossos perfis? O Tecnopolítica #2 fala sobre como navegar sem vigilância. Para explicar isso, conversamos com Gustavo Gus, um dos membros TOR Project que pela primeira vez está sendo dirigido por uma latino-americana, a brasileira Isabela Bagueros. Gustavo Gus também é um dos organizadores da Cryptorave, evento brasileiro que reúne ativistas que defendem a privacidade, a segurança e o anonimato na rede. O TOR é um navegador, uma rede e uma ONG. O navegador permite acessarmos as páginas da Internet sem que nossos tráfegos sejam interceptados por terceiros, garantindo que a navegação uma comunicação segura e anônima.

  • Tecnopolítica #3>> Quem é o dono da internet?

    Quem é o dono da Internet? Será que se os Estados Unidos realmente quiserem, eles controlam a Internet? Ou será que a Internet pode existir aquém, além e para além de um governo tão poderoso como o dos Estados Unidos? Nesse podcast, discutimos essas questões aliadas ao desenvolvimento da Internet no Brasil e no mundo com um convidado referência no tema, Demi Getschko.

  • Tecnopolítica #4>> Controle, Redes Digitais e Ativistas

    É possível se resguardar nas redes digitais? É possível separar a vida privada da atuação política? Os ativistas estão sendo monitorados e atacados? As mulheres, principalmente as negras, estão sofrendo constantes ataques públicos e também por mensagens privadas. Como se proteger física e emocionalmente? Neste episódio, conversamos com Gabi Juns, da Escola de Ativismo, sobre as possíveis estratégias a serem adotadas por ativistas nas redes digitais e também fora dela e quais as perspectivas de poder, controle e monitoramento para os próximos anos.

  • Tecnopolítica #5>> Internet sem pedágio: por que ser contra a franquia de dados?

    Internet sem pedágio! Por que ser contra a franquia de dados? Nesse episódio, Sergio Amadeu conversa com Flávia Lefèvre, advogada, integrante da Coalizão Direitos na Rede, consultora associada do Instituto NUPEF - Núcleo de Pesquisas, Estudos e Formação e representante do 3º Setor no Comitê Gestor da Internet no Brasil sobre a importância de defendermos uma internet livre, sem quebra de neutralidade e igual para todos os cidadãos.

  • Tecnopolítica #6>> Celulares, Vigilância e Espionagem

    Há segurança nas plataformas WhatsApp, Telegram e Signal? Qual apresenta mais garantia contra a vigilância e a espionagem online? Podemos confiar em alguma delas? Nesse episódio do Tecnopolítica, Sergio Amadeu conversa com Rodolfo Avelino, professor do Insper, e com um experiente especialista em segurança digital que não quis se identificar, sobre comunicação segura e celulares. Os especialistas em segurança foram unânimes em considerar os aparelhos móveis demasiadamente inseguros, ou seja, devem ser usados pelos ativistas de direitos humanos, pelos ambientalistas, mas se forem alvos de aparatos de vigilância dificilmente conseguirão proteger as mensagens trocadas utilizando os aplicativos de conversação instantânea.

  • Tecnopolítica #7: Como fica a lei de proteção de dados no Brasil?

    Neste episódio, Sergio Amadeu conversa com Bruno Bioni, advogado, especialistas em proteção de dados e coordenador da Data Privacy Brasil, sobre a lei de proteção de dados pessoais aprovada no ano passado pelo Congresso Nacional.

  • Tecnopolítica #8: Quando os sistemas algorítmicos chegam para definir a justiça

    Tanto o STF (Supremo Tribubal Federal) quanto o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) estão avançando no uso da chamada inteligência artificial. Quais problemas isso podem gerar? Como se antecipar a possíveis equívocos e graves injustiças? Como é possível confiar em decisões que são adotadas por soluções automatizadas determinadas por algoritmos opacos, sem transparência? Para debater essas questões, o Tecnopolítica traz a conversa de Sergio Amadeu com o advogado especialista em regulação Henrique Felix de Souza Machado.

  • Tecnopolítica #9: Tecnologias de vigilância e direitos humanos

    Celulares, câmeras e os sistemas de vigilância. Neste episódio, Sérgio Amadeu, Débora Machado e Joyce Souza conversam com Malte Spitz e Dave Maass sobre como atuam os ativistas em defesa da privacidade.

  • Tecnopolítica #10: Ciberguerra

    No Tecnopolítica #10, Sérgio Amadeu conversa com o professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC Flávio Rocha sobre a internet e a guerra no ambiente virtual (ciberguerra). No bate-papo, Rocha analisa as condutas de diversos países em relação à internet, percorre os processos de militarização da rede e pontua como tem atuado as “potencias líderes” no tema, como os Estados Unidos, a Rússia, a China, entre outros, além de avaliar como se posiciona o Brasil neste contexto.

  • Tecnopolítica #11: Internet e a concentração de poder

    No Tecnopolítica #11, Sérgio Amadeu conversa com a cientista social Fernanda Rosa sobre a infraestrutura da Internet, que apesar de sua arquitetura distribuída, não é necessariamente incompatível com a concentração de poder. Fernanda pontua ao longo do bate-papo a importância de se pensar e analisar a Internet a partir da concepção de interconexões de redes para compreender melhor a infraestrutura da Internet, considerando aspectos sociais, políticos e econômicos.

  • Tecnopolítica #12: A Farsa Hacker

    No Tecnopolítica #12, Sérgio Amadeu conversa com Hermani Dimantas e Silvio Rhatto sobre a disputa da palavra Hacker. Dialogam sobre a construção da narrativa adotada pelo Governo, pelo ex-juiz e então Ministro da Justiça, Sergio Moro, e pela Polícia Federal para difamar e criminalizar hackers no Brasil. E conversam também sobre a destruição do Estado de Direito brasileiro; a falta de transparência na investigação da Polícia Federal, que responde diretamente ao envolvido no conteúdo das mensagens, Sérgio Moro; a falta da abertura de um processo de investigação contra o Ministro, o procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol, e tantos outros envolvidos nas trocas de mensagens reveladas pelo The Intercept Brasil; e, por fim, a não entrega dos aparelhos celulares dos envolvidos para perícia.

  • Tecnopolítica #13: Música, Tecnologia e Plataformas

    Como a indústria do copyright superou a crise e dominou as redes? No Tecnopolítica#13, Sergio Amadeu conversa com o pesquisador Emmanuel Duarte sobre a reviravolta ocorrida com a criação, produção e distribuição da música na Internet.

  • Tecnopolítica #14: Propriedade intelectual no mundo digital

    No Tecnopolítica#14, Sergio Amadeu conversa com a professora da Universidade Federal do ABC, Maria Caramez Carlotto, sobre uma das principais questões econômicas e políticas do século XXI: a propriedade intelectual. Juntos analisam as mudanças que a Diretiva sobre Direitos de Autor da União Europeia - prestes a ser aprovada - traz para as relações internacionais.

  • Tecnopolítica #15: Coleta massiva de DNA e racismo

    No Tecnopolítica#15, Sergio Amadeu conversa com bióloga, mestra em patologia humana e integrante da Coalizão Negra por Direitos, Maria José Menezes, sobre como as propostas apresentadas pelo Ministro da Justiça, Sérgio Moro, no pacote anticrime intensificarão a violação dos direitos humanos e a necropolítica em curso no Brasil para produzir os “mundos de morte” para negros e pobres.

  • Tecnopolítica #16: Tecnologia digital reconfigurada pela comunidade indígena

    No tecnopolítica #16, Sérgio Amadeu conversa com a professora do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, Gracieth Mendes Valenzuela, e com o pesquisador e aluno do Instituto Federal de Campinas e entusiasta do software livre há 20 anos, Leonardo Silva Amaral, sobre como as comunidades indígenas, em especial os Terenas, que vivem no estado de Mato Grosso do Sul, tem reconfigurado o uso da tecnologia digital e a dificuldade, ainda enfrentada, no acesso e na conexão à internet.

  • Tecnopolítica #17: Drones e os olhos do extermínio

    Neste episódio, Sérgio Amadeu conversa com o professor e pesquisador de tecnopolíticas da segurança, Alcides Peron, sobre como as mudanças tecnológicas, econômicas e ideológicas ocorridas, principalmente desde 1980, foram observadas na esfera militar estadunidense e como a partir dessas análises surgem os drones, que passam a figurar como instrumentos essenciais no novo modelo de guerra rápida e cirúrgica. Gráfico citado no vídeo sobre os ataques norte-americanos por Drones no Paquistão: https://drones.pitchinteractive.com/?fbclid=IwAR3sESgGN63LjbZT1sxk28ONv6IShmSlH9p3ig3BJXyleAUblGY-qu93SdQ

  • Tecnopolítica #18: Smart Cities ou Cidades da Vigilância?

    No Tecnopolítica#18, Sérgio Amadeu conversa com o professor e pesquisador, Andre Deak, sobre o conceito e o desenvolvimento das Smart Cities e como essas cidades inteligentes estão sendo construídas para operarem não mais na lógica do avanço tecnológico e do benefício à população, mas para criarem sistemas cada vez mais avançados de vigilância dos cidadãos.

  • Tecnopolítica #19: Por que queremos Recursos Educionais Abertos?

    Sérgio Amadeu conversa com Miguel Said Vieira sobre a importância dos recursos educacionais abertos. A conversa mostra o enorme potencial da produção colaborativa de materiais de ensino, aprendizagem e investigação que possam ser usados, reutilizados e reinventados. Em um cenário de redes digitais e ampla interconectividade, os municípios e governos estaduais deveriam apostar em envolver os educadores na confecção de materiais educacionais compartilhados e adequados à nossa diversidade e riqueza cultural.

  • Tecnopolítica #20: As tecnologias abriram espaço para a desinformação em massa?

    Neste episódio, Sérgio Amadeu conversa com o doutor em comunicação pela PUC São Paulo, Juliano Cappi, sobre desinformação em massa e, na contramão do discurso da maioria da grande mídia, localizou em determinados grupos a produção de inverdades como estratégia política central.

  • Tecnopolítica #21: Plataformas Digitais e a Precarização do Trabalho

    No Tecnopolítica#21, Sérgio Amadeu conversa com o professor, pesquisador e autor da newsletter DigiLabour, Rafael Grohmann, sobre as implicações da digitalização e das plataformas online na desestruturação do mundo do trabalho. https://digilabour.com.br/

  • Tecnopolítica #22: Os decretos da vigilância e da exclusão dos mais pobres

    No Tecnopolítica 22, Sérgio Amadeu analisa dois decretos recentes do governo que criam um comitê de governança de dados e permitem a unificação da base de dados de diversos programas sociais e serviços do governo federal. Os decretos são analisamos do ponto de vista da expansão da vigilância e da política de redução da base de atendimento dos programas sociais, trazendo reflexões da pesquisadora Virginia Eubanks, que analisou a implementação de sistemas algorítmicos em 3 estados da América do Norte. No cenário do neoliberalismo, as soluções de vigilância e gestão de dados têm servido para excluir as pessoas e não para ampliar o aumento e a qualidade dos programas sociais. Os decretos tratados nesse episódio são esses: Decretos Nº 10.046 e 10.047 DE 9 DE OUTUBRO DE 2019 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D10046.htm http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D10047.htm

  • Tecnopolítica #24: Gênero, direitos e tecnologia

    No Tecnopolítica # 24, Sérgio Amadeu conversa com Larissa Santiago, publicitária e uma das coordenadoras do Blogueiras Negras, sobre como as tecnologias carregam em seus códigos, protocolos e padrões elementos misóginos, patriarcais e racistas presentes na sociedade brasileira e sobre como podemos decodificar esse tipo de distorção e de desigualdade dentro ou a partir das tecnologias. Esse foi o primeiro Tecnopolítica gravado fora de São Paulo, no Rio de Janeiro, durante o evento ColaborAmerica 2019, e com plateia.

  • Tecnopolítica #25: Laranjas Digitais? Os riscos da Certificação Digital no Brasil

    Tecnopolítica #25: Laranjas Digitais? Os riscos da Certificação Digital no Brasil by Podcast Tecnopolítica

  • Tecnopolítica #26: O que esperar da Tecnopolítica em 2020?

    Após curtas férias, estamos de volta! Desejamos um excelente ano para aquelas e aqueles que lutam pela democracia! Nesse primeiro episódio de 2020, Sérgio Amadeu faz uma breve análise sobre como será a tecnopolítica em 2020.

  • Tecnopolítica #27: Blockhain e Holochain: para entender as tecnologias de registro distribuído

    Neste episódio, Sergio Amadeu conversa com Júlio Monteiro sobre as tendências, caminhos e descaminhos do registro distribuído e criptografado. Monteiro compara o blockchain com alternativas como o holochain e percorre um pouco mais sobre o universo da criptografia e das criptomoedas e as tendências no mundo.

  • Tecnopolítica #28: Os riscos das câmeras e os sistemas biométricos

    Neste episódio, Sérgio Amadeu conversa com o professor sênior do Instituto de Energia e Ambiente da USP e autor do livro ‘Muito Além da Economia Verde’, Ricardo Abramoway, sobre o crescimento exponencial da utilização de câmeras de segurança, da coleta de biometrias, de sistemas de reconhecimento facial, entre outras tecnologias, que em nome da “segurança” estão desenvolvendo estruturas digitais que ameaçam as liberdades individuais.

  • Tecnopolítica #29: Os dados da previdência e a quem interessa a privatização da DataPrev

    Neste episódio, Sérgio Amadeu conversa com três convidados, Rodolfo Machado (representante da Associação Nacional de Empregados da DataPrev), Alberto Nunes e Silvio Aparecido (ambos da Organização por Local de Trabalho), sobre os riscos que a privatização da DataPrev apresenta a todos os cidadãos brasileiros e a quem interessa os dados pessoais dos trabalhadores que estão sob a guarda da DataPrev.

  • Tecnopolítica #30: redes virais, padrões e pandemia

    No episódio 30, Sérgio Amadeu conversa com o pesquisador do Laboratoire Interdisciplinare Sciences Innovations Sociétés (LISIS) de Paris, Ale Abdo, sobre a pandemia e os métodos sociológicos de imersão e de análises matemáticas utilizados para compreender dinâmicas coletivas amparadas em tecnologias da informação.

  • Tecnopolítica #31: internet é essencial diante da pandemia. Mas ela atende aos mais pobres?

    No episódio 31, Sérgio Amadeu conversa com a jornalista, ativista e membro do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, Marina Pita, sobre a realidade brasileira em relação aos acessos à internet no País e a importância da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) publicar uma liminar proibindo a suspensão de serviços de conexão à Internet móvel ou fixa por 90 dias, incluindo o bloqueio da navegação em caso de atingido o limite da franquia. É fundamental que neste período toda a população tenha acesso à Internet, seja para se comunicar e/ou para estudar, visto que diversas atividades escolares também estão contando com a tecnologia para ampliar as possibilidades do acesso ao estudo.

  • Tecnopolítica #32: Educação vigiada

    No episódio #32, Sérgio Amadeu conversa com Leo Cruz e Filipe Saraiva sobre a problemática do avanço do uso de plataformas privadas de grandes empresas como Google, Apple, Facebook, Amazon e Microsoft na educação brasileira e sobre como a monetização dessas corporações está baseada no chamado Capitalismo de Vigilância. Termo utilizado pela pesquisadora Shoshana Zuboff (Harvard Business School) para designar uma forma de reprodução do Capital baseada na extração de dados pessoais via tecnologias digitais para prever o comportamento das pessoas e com isso ofertar produtos e serviços. Conheça o projeto Educação Vigiada: https://educacaovigiada.org.br/

  • Tecnopolítica #33: Tecnologias de Vigilância e a Pandemia

    Em meio a pandemia de Covid-19, cresce a escalada da utilização de tecnologias de vigilância, seja com o ensino à distância, com o home office (trabalho em casa) ou com o governo recebendo dados de geolocalização dos cidadãos pelas empresas de telecomunicações. O que este cenário nos reserva pós-pandemia? Buscando analisar essas questões, Sérgio Amadeu conversa com o pesquisador e professor da Unicamp, Rafael Evangelista, sobre três cenários possíveis: o primeiro consiste na perspectiva de que o mundo voltará normalmente ao que era antes, como tem dito figuras como Paulo Guedes. O segundo apresenta a abordagem daqueles que avaliam que as sociedades terão que enfrentar os avanços do autoritarismo implementados durante o combate da pandemia. E o terceiro é o que Evangelista chama de avanço do aceleracionismo, doutrina dos líderes do Vale do Silício, que diz que os avanços das tecnologias nos levarão a um mundo melhor, mais capitalista e mais livre.

  • Tecnopolítica #34: Makers contra a pandemia

    Neste episódio, Sérgio Amadeu conversa com Asa, hacker independente e um dos articuladores da rede Makers contra o covid-19. Em meio a pandemia, makers entraram com força no apoio aos profissionais de saúde, produzindo máscaras, viseiras, válvulas, hastes, entre outros insumos. Para saber mais e também ajudar uma das principais redes makers de apoio a Saúde na Covid-19, acesse: https://makerscontracovid.net.br/

  • Tecnopolítica #35: Os aplicativos de rastreamento de contatos diante da Covid-19

    A pandemia de Covid-19 trouxe novas práticas de vigilância. Estados e governos em todo o mundo têm procurado cada vez mais capitalizar o volume, a variedade e a velocidade que a era do Big Data pode oferecer para o momento. Uma das formas mais adotadas tem sido o monitoramento dos cidadãos via dados gerados pelos telefones celulares - como históricos de localização e/ou registros de proximidade com outros dispositivos. Neste episódio, Sérgio Amadeu conversa com Veridiana Alimonti, da Electronic Frontier Foundation (EFF), sobre as implicações desses acessos à privacidade dos cidadãos e os riscos pós-pandemia com essa coleta massiva de dados sensíveis.

  • Tecnopolítica #36: Existem alternativas às plataformas?

    No episódio #36, Sérgio Amadeu conversa com o professor de engenharia de software da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisador do Laboratório Avançado de Produção, Pesquisa e Inovação em Software - LAPPIS, Diego Dorgam, sobre a existência e a possibilidade da utilização de tecnologias alternativas às oferecidas pelas grandes plataformas, que se baseiam na coleta e venda dos dados oriundos dos rastros que nossas ações deixam nas redes. A conversa percorreu as possibilidades apresentadas por software livre e pelas infraestruturas federadas e mantidas colaborativamente.

  • Tecnopolítica #37: Tecnologias e biopolítica

    Biopolítica é um termo muito caro no universo de Michael Foucault. O filósofo trata de disseminar o termo como sendo fundamental para analisar como governos europeus, em especial, no século XVIII, passaram a descobrir a população como elemento fundamental para fortalecer suas razões de Estados, trazendo mecanismos políticos de regulamentação dos processos da vida. Neste episódio, Sérgio Amadeu percorre como a biopolítica criou a gestão da saúde e como essa noção vem da observação de um cenário de racionalidade política que se dá com a emergência do liberalismo. Ele também observa como o termo pode ser analisado no atual contexto da pandemia de Covid-19 no Brasil.

  • Tecnopolítica #38: Afinal, o que é tecnopolítica?

    No episódio #38, Sérgio Amadeu conversa com ao ativista, pesquisador do Pimentalab - Laboratório de Tecnologia, Política e Conhecimento e professor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Henrique Parra, sobre o conceito de tecnopolítica e as possibilidades das práticas colaborativas abrirem espaços para a reconfiguração das tecnologias para além do capital.

  • Tecnopolítica #39: As transformações do digital e a política das coisas

    No episódio #39, Sérgio Amadeu conversa com o professor titular do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, André Lemos. O bate-papo resgata a trajetória do virtual até o neorrealismo, passando pelas profundas transformações da sociedade para uma intensa dataficação e para a conformação de arranjos autoritários que precisam ser enfrentados. É preciso politizar as tecnologias e nelas aplicar uma reconfiguração tecnopolítica.

  • Tecnopolítica #40: Sem transparência não se combate a pandemia

    Neste episódio #40, Sérgio Amadeu conversa com Fernanda Campagnucci, diretora executiva do Open Knowledge Brazil, sobre a transparência dos governos na pandemia de Covid-19. No bate-papo, Fernanda apresenta os dados do projeto Índice de Transparência da Covid-19, realizado pela Open Knowledge Brasil, para avaliar a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia e como esses dados têm sido divulgados pela União e pelos estados brasileiros em seus portais oficiais. A partir das análises apresentadas, Sérgio e Fernanda percorrem a relação entre transparência e privacidade e a necessidade dos governos garantirem informações abertas e de qualidade para efetivamente ser possível enfrentar a pandemia.

  • Tecnopolítica #41: Criminalizar a Criptografia coloca a Democracia em risco

    Neste episódio, Sergio Amadeu conversa com André Ramiro, do Instituto de Pesquisa em Direito e Tecnologia de Recife (IP.rec), sobre a importância da criptografia para a democracia e para o funcionamento da Internet. Em diversas partes do mundo, forças de segurança estatais querem criminalizar o desenvolvimento e o uso de criptografia. No Brasil, existem projetos de lei que buscam proibir ou enfraquecer a utilização de soluções criptográficas. No bate-papo, Sérgio e André percorrem o está em jogo nessa disputa.

  • Tecnopolítica #42: Microsoft defende Software Livre. E agora?

    Neste episódio, Sérgio Amadeu conversa com o jornalista, doutorando e mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC, João Cassino, sobre a adesão da mega corporação de software proprietário, a Microsoft, à defesa e ao uso do software livre. No bate-papo, João Cassino, apresentou um panorama sobre a implementação do software livre no Brasil e sobre como ativistas institucionais conseguiram avançar frente a resistências e lobbies no país para criar modelos de tecnologias baseados no compartilhamento do conhecimento. O tema faz parte da dissertação de mestrado defendida por João Cassino no final de 2019.

  • Tecnopolítica #43: Como a pandemia avança em um país desigual

    Neste episódio, Sergio Amadeu conversa com as pesquisadoras, Patrícia Camargo Magalhães, física e pós-doutoranda na Universidade de Bristol, e Maria Carolina Maziviero, urbanista e professora da Universidade Federal do Paraná, e com o pesquisador e professor na Universidade Federal do ABC, José Paulo Guedes, sobre o Ação Covid-19, um simulador que demonstra como a pandemia avança em um país desigual. Conheça: https://acaocovid19.org/home

  • Tecnopolítica #44: A luta por transformar o espectro radioelétrico em um commons

    Neste episódio, Sergio Amadeu conversa com Thiago Novaes, ativistas, antropólogo e pós-doc pelo College of London. No bate-papo, percorrem um tema muitas vezes renegado e desapercebido: o controle do espectro radioelétrico. Esse espaço é rigorosamente controlado pelo Estado e agora está sendo reivindicado pelo mercado para a sua completa privatização. Essas ondas de rádio carregam a Internet sem fio e deveriam ser um espaço comum, em que pudéssemos utilizar rádios definidos por software, rádios cognitivos e redes mesh. Sergio e Thiago chamam a atenção para a importância de considerar o espectro radioelétrico na luta pela comunicação como um bem comum.

  • Tecnopolítica #45: Pretalab e a luta das mulheres negras na tecnologia

    Neste episódio, Sergio Amadeu conversa com Silvana Bahia, diretora de projetos do Olabi e coordenadora do PretaLab, iniciativa que incentiva a participação das mulheres negras na tecnologia. As mulheres negras representam mais de 27% da população brasileira, porém somente cerca de 1% são parlamentares e 0,5 % ocupam cargos de diretoras em grandes empresas. Na área de tecnologia esses números nem existem, mas as mulheres são minoria e as mulheres negras são mais raras ainda nos espaços de desenvolvimento tecnológico. A conversa buscou desvendar essa trama e os bloqueios que são colocados e impedem que mais negras reconfigurem e enriqueçam nossas criações sociotécnicas.

  • Tecnopolítica #46: A Educação está sob o controle do Google e da Microsoft?

    Neste episódio, Sérgio Amadeu conversa com Nelson Pretto, ativista e professor da Universidade Federal da Bahia, sobre o avanço das plataformas tecnológicas como mediadoras da relação entre estudantes e educadores. O bate-papo percorre questões como: Quais são os problemas da submissão do processo de ensino-aprendizado às corporações? Elas são neutras? Oferecem interfaces e sistemas gratuitamente por solidariedade ou para manterem seus modelos de negócios baseados na coleta e na extração de padrões oriundos dos dados pessoais? Por que as educadoras e educadores são tão pouco críticos com as big techs? É possível hackear esses sistemas?

  • Tecnopolítica #47: Efeito colateral: projeto de lei das fake news coloca em risco a democracia

    Neste episódio, Sérgio Amadeu conversa com a fundadora e diretora da Coding Rights, Joana Varon, sobre o projeto de Lei das fake news - que deve ser votado ainda essa semana - e que ameaça a democracia, principalmente, por meio da coleta de dados massiva prevista no PL. Ao longo do bate-papo, Joana analisa como o projeto não resolverá as questões da fake news e sim ampliará a vigilância e o controle, visto que o PL exige que cada cidadão realize cadastros nos ambientes digitais fornecendo seus dados pessoais, como o número de suas identidades, por exemplo. Isso coloca em risco todos os cidadãos, principalmente, as pessoas que precisam realizar denúncias por meios digitais, fontes de jornalistas que se comunicam por emails e chats, entre outros. A Coding Rights, por meio do Radar Legislativo, acompanha o andamento de projetos de lei no congresso relacionados a tecnologias e direitos humanos e tem analisado há semanas a tramitação e as mudanças nesse PL e o quanto ele caminhou recentemente de forma rápida no senado e com participação quase nula da população e das organizações.

  • Tecnopolítica #48: Dataficação e o sequestro do futuro

    Neste episódio, Sergio Amadeu conversa com Fernanda Bruno, professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e uma das fundadoras da Rede Latino-Americana de Estudos de Vigilância, Tecnologia e Sociedade (Lavits), sobre as implicações da conversão da experiência humana em dados que são explorados por grandes corporações. A conversa iniciou com a análise da psicologia behaviorista que sustenta a lógica da captura dos comportamentos como expressões da realidade e dos estados mentais das pessoas. Avançou para a psicoeconomia da probabilidade e para como a sujeição algorítmica é performativa e tratou da crítica ao império da probabilidade e da necessidade de superar o modo como tratamos as tecnologias.

  • Tecnopolítica #49: Tecnologias da desinformação e o populismo digital

    Neste episódio, a pesquisadora Letícia Cesarino, antropóloga e professora da UFSC, conversa com Sergio Amadeu sobre o ecossistema de desinformação nas eleições de 2018 e sobre o populismo digital. Leticia Cesarino estudou o conteúdo da memética bolsonarista principalmente no Whatsapp. Desvendando o design dos memes, inspirada na cibernética, Letícia Cesarino fala dos padrões aplicados pela estratégia da extrema direita. A conversa caminhou para a análise da relação entre populismo digital e o neofascismo tecnológico.

  • Tecnopolítica #50: Tecnologia e Racismo

    Assine a nossa newsletter em http://bit.ly/newstecnopolitica O podcast Tecnopolítica chegou ao episódio 50! Há 1 ano e meio, postamos nosso primeiro episódio e partimos para desvelar os condicionamentos, as determinações e as ambivalências políticas, econômicas e sociais presentes nas tecnologias. Foram diversas convidadas/os que contribuíram com nossas reflexões e aprendizados nesse período. Estamos muito felizes por termos iniciado e mantido essa jornada de enfrentamento da alienação técnica. Neste episódio, recebemos a filósofa e militante do movimento negro, Sueli Carneiro, para discutir com o pesquisador, Tarcízio Silva, o tema da tecnologia e do racismo. Ao longo do bate-papo, passamos do debate da ambivalência das tecnologias para o racismo ampliado pelos sistemas algorítmicos. Como bem lembrou Sueli Carneiro, a ciência moderna tem em sua origem a prática do racismo. A base do pensamento universal do europeu colonizador excluía os povos africanos e as diversas cosmologias ameríndias e asiáticas. Mas e as tecnologias atuais? O Big Data? As estruturas de dados? Elas são neutras? Em um planeta estruturalmente racista, a neutralidade não estaria reproduzindo e até ampliando as discriminações baseadas na cor da pele e nas etnias? Essas são algumas das perguntas que levantamos e começamos a tentar responder no episódio 50.

  • Tecnopolítica #51: Direito ao esquecimento e memória coletiva

    Assine a nossa newsletter em http://bit.ly/newstecnopolitica No episódio #51, Sérgio Amadeu conversa com Luiz Fernando Marrey Moncau, mestre e doutorando em Direito Constitucional na PUC-SP, foi pesquisador no Center for Internet and Society da Stanford Law School e coordenou o Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da FGV DIREITO RIO. A conversa tratou das implicações do chamado direito ao esquecimento para a liberdade de expressão, para a memória coletiva, para a privacidade e para a reputação das pessoas. Moncau também tratou da desindexação de informações nos mecanismos de busca e seus perigos para a liberdade de expressão. Luiz Moncau acaba de lançar o livro Direito ao Esquecimento: entre a liberdade de expressão, a privacidade e a proteção de dados pessoais, pela Revista dos Tribunais.