AO PORTAL DO PODCAST TECNOPOLÍTICA
O Podcast Tecnopolítica sempre foi um espaço essencial para debater as relações entre tecnologia e política de forma crítica e acessível. Agora, ao se tornar membro-colaborador do nosso podcast, você ganha acesso a nossa plataforma de cursos. São cursos especializados, compreensíveis, com abordagem acadêmica, para quem quer aprofundar seus conhecimentos sobre como a tecnologia molda o poder, a sociedade e o futuro.
Nossos cursos serão divulgados mensalmente, trazendo vídeos e conteúdos exclusivos sobre pensadores e temas que exploram a relação entre tecnologia e política.
A contribuição é feita mensalmente e você terá acesso aos conteúdos exclusívos.
De Langdon Winner, Alan Turing e Shoshana Zuboff até a influência das grandes corporações em nosso dia a dia.
Sérgio Amadeu da Silveira é um sociólogo e professor da UFABC que manja tudo de tecnologia, política e internet. Defensor do software livre e da inclusão digital, já esteve à frente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Pesquisa como os algoritmos e as big techs influenciam a sociedade e é autor de livros sobre o tema. Também comanda o podcast Tecnopolítica, onde debate o impacto da tecnologia no nosso dia a dia.
Sérgio é uma das vozes mais ativas no debate sobre privacidade, vigilância digital e o poder das grandes corporações tecnológicas. Ele critica o uso indiscriminado de dados pessoais e alerta sobre os riscos dos algoritmos na manipulação da informação e na criação de desigualdades. No Tecnopolítica, ele traz entrevistas e análises sobre como a tecnologia pode ser usada tanto para ampliar direitos quanto para reforçar mecanismos de controle.
Nosso curso permite que você estude no seu próprio tempo, de qualquer lugar e em qualquer dispositivo. Acesse conteúdos exclusivos e mergulhe no aprendizado sem pressa.
Todo mês teremos um curso sobre um tema e um pensador que discute questões relacionadas à tecnociência e à tecnopolítica
Explore matérias aprofundadas, vídeos interativos e materiais complementares que enriquecem seu aprendizado. Tudo pensado para tornar sua experiência mais completa.
O episódio de hoje é o primeiro da nova série "Conjuntura Tecnopolítica", na qual Sérgio Amadeu e Gabriel de Moraes discutem notícias recentes do mundo da tecnologia, sempre de forma crítica e fugindo do tecnosolucionismo!Neste episódio, os apresentadores abordam o lançamento do GPT-5, o uso de IA pelo governo norte-americano na revisão de legislações e o vídeo do youtuber Felca.Acompanhe essa nova iniciativa do Tecnopolítica!
PLATAFORMAS INTERSECCIONAIS AUTOGESTIONADAS: A VIDA ACIMA DO CAPITALNeste episódio do Tecnopolítica, Sérgio Amadeu conversa com lideranças do movimento cooperativista sobre o relatório da pesquisa “Worker-Owned Intersectional Platforms” (WOIP), desenvolvida por coletivos autogestionados do Brasil e da Argentina nos setores de tecnologia e entregas.Participam do episódio:Joaquim Renato, integrante do Señoritas Courier;Cecilia Muñoz Cancela, sócia-fundadora da cooperativa Código Libre;Alexandre Boava, do Núcleo de Tecnologia do MTST.A pesquisa, coordenada pelo Prof. Rafael Grohmann, apresenta uma crítica ao modelo hegemônico das plataformas digitais controladas por grandes corporações, propondo alternativas baseadas na propriedade coletiva dos trabalhadores e em uma perspectiva interseccional, que articula gênero, raça, classe, território e outros marcadores sociais.🎙️ Uma conversa indispensável sobre tecnologia, trabalho e justiça social.
Neste episódio do Tecnopolítica, Sérgio Amadeu discute o papel estratégico das terras raras — componentes químicos essenciais para tecnologias como inteligência artificial, baterias e carros elétricos.A disputa global por essas matérias-primas já se tornou um campo de guerra geopolítico entre Estados Unidos e China. Atualmente, cerca de 80% da mineração, refino e fabricação de produtos com terras raras está nas mãos da China.Mas o Brasil entrou no jogo. Possui importantes reservas de terras raras em Goiás, Amazonas e Minas Gerais. Recentemente, aumentou a pressão dos EUA para que o Brasil entregue a exploração desses recursos a mineradoras internacionais.Enquanto isso, parlamentares da extrema-direita e do Centrão tentam flexibilizar as leis ambientais, abrindo caminho para a devastação em nome da mineração.🎙️ Um episódio imperdível sobre tecnologia, soberania e disputa global por recursos.
Sim, os EUA poderiam degradar o sinal de GPS no Brasil por meio de interferência (jamming) ou até reativando a Disponibilidade Seletiva, que reduziria a precisão do sistema de geolocalização. No entanto, essa ação afetaria outros países e poderia se voltar contra os próprios interesses dos EUA.Quer entender melhor essas possibilidades de bloqueio digital?Neste episódio, Sérgio Amadeu analisa os riscos e estratégias geopolíticas por trás da tecnologia de localização. Imperdível!
Neste episódio do Tecnopolítica, Sérgio Amadeu conversa com Isabela Rocha, do Fórum de Tecnologias Estratégicas dos BRICS+ (BRICS Tech Forum) e pesquisadora da UNB. Isabela apresenta a pesquisa que revela que o setor público brasileiro gastou R$ 23 bilhões na contratação de Big Techs entre 2014 e 2025.A pesquisa, intitulada “Contratos, Códigos e Controle: A Influência das Big Techs no Estado Brasileiro”, é baseada em fontes oficiais e alerta que, somente entre junho de 2024 e junho de 2025, o setor público brasileiro transferiu R$ 10.358.764.380,55 para essas megaempresas estrangeiras.Na conversa, Sérgio Amadeu e Isabela Rocha destacam que esses valores representam o gasto mínimo, já que muitos contratos são realizados por meio de intermediários com CNPJs distintos.Uma conversa indispensável para entender a influência geopolítica e econômica das Big Techs sobre o Estado brasileiro.