Tecnopolitica

  • Bem-vindo(a) ao

    Podcast Tecnopolítica

    Inscreva-se em nosso Newsletter para receber todas as informações

Inscreva-se

Newsletter

Inscrever

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Episódios

  • TECNOPOLÍTICA #220 - Por que é tão difícil regular a IA no Brasil?

    Nesse episódio do Tecnopolítica, Sérgio Amadeu conversou com Cynthia Piccolo, diretora do Laboratório de Políticas Públicas e Internet (LAPIN) e advogada especializada em direito digital, sobre a regulação da Inteligência Artificial no Brasil. Cynthia expôs a evolução do projeto de lei, que foi aprovado na Câmara, para sua atual versão no Senado, e falou dos desafios da regulação e das controvérsias que envolvem interesses contrapostos da sociedade civil, do governo e dos agentes do mercado. Cynthia Piccolo ofereceu um quadro panorâmico das possibilidades e dificuldades da regulação da IA no Brasil. Um episódio indispensável.

  • TECNOPOLÍTICA #219 - Meta usa dados dos usuários para treinar a IA generativa

    Nesse episódio do Tecnopolítica, Sérgio Amadeu conversou com Camila Leite, coordenadora do programa telecomunicações e direitos digitais do IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor) e doutorando em direito na USP, sobre a decisão preliminar de três órgãos publicos, entre eles a Agência Nacional de Proteção de Dados, que proibiu as plataformas do Grupo Meta de utilizar os dados de seus usuários para treinar seus modelos de Inteligência Artificial Generativa. Camila Leite explicou os fundamentos da petição do IDEC e alertou que a Meta trata de modo diferente os usuários na Europa e no Brasil. Somos cidadãs e cidadãos de segunda classe. Entenda o caso e a vitória parcial da sociedade civil. Episódio indispensável. #Tecnopolítica #PrivacidadeDigital #ProteçãoDeDados #InteligênciaArtificial #IA #Meta #DireitosDigitais #CamilaLeite #IDEC #SegurançaDigital #DadosPessoais #ANPD #SociedadeCivil #EuropaVsBrasil #JustiçaDigital #CidadãosDeSegundaClasse

  • TECNOPOLÍTICA #218 - A dataficação da pobreza

    Nesse episódio do Tecnopolítica, Sergio Amadeu conversou com Ubiratan Dias, doutor em serviço social pela PUC-SP e assistente social no município de São Paulo, sobre a dataficação da pobreza. Ubiratan defendeu recentemente sua tese de doutorado demonstrando como a dataficação da pobreza resulta na estigmatização dos territórios e grupos populacionais pela condição social, racial e outras características. Isso leva ao monitoramento e controle excessivo dos pobres, tratando-os mais como dados a serem analisados do que como seres humanos com necessidades complexas. A conversa foi esclarecedora e imperdível.

  • TECNOPOLÍTICA #217 - Fediverso, o Futuro das Redes Sociais

    Nesse episódio, Sérgio Amadeu conversou com Thiago Skárnio, produtor multimídia e coordenador da Alquimídia, sobre a importância do Fediverso, que é uma rede federada de plataformas de mídia social e serviços de comunicação descentralizados e interconectados. Thiago Skárnio explica como a tecnologia distribuída com protocolos livres permite a construção de redes sociais que não precisam centralizar os dados de todos os usuários. O Fediverso garante a privacidade, a autonomia e a comunicação, simultaneamente. A conversa girou em torno das várias possibilidades de aplicação do Fediverso nas universidades e na gestão pública. O Fediverso faz parte do arsenal de possibilidades de construção de infraestruturas digitais soberanas. Imperdível.

  • TECNOPOLÍTICA #216 - Pluralidade De Vida E Diversidade Entre Amigues

    Nesse episódio do Tecnopolítica, Sergio Amadeu conversa com Amanda Claro, advogada de direitos humanos, consultora, integrante do Código Não-Binário e apresentadora do podcast Entre Amigues. Amanda conta como criou o videocast da comunidade LGBT com a finalidade de trazer a pluralidade de vidas que existe. Amanda trouxe questões cruciais sobre gênero, sexualidade, diversidade e problematizou o racismo, a transfobia, a misoginia, violência cotidiana. O videocast @entre_amigues está em diversos canais. Ouça e divulgue.

  • TECNOPOLÍTICA #215 - Questões Da Regulação Sobre A Inteligência Artificial No Brasil

    Neste episódio do Tecnopolítica, Sergio Amadeu conversou com Thamires Orefice, advogada, professora de Direito e Tecnologia na Zumbi dos Palmares e mestranda em Direitos Humanos na PUC-SP. A conversa girou em torno da regulação da Inteligência Artificial no Brasil. Thamires Orefice levantou a preocupação com a consolidação na lei do reconhecimento facial com uso da IA. Mostrou os riscos e as agressões étnico-raciais desses sistemas automatizados de vigilância e detecção. Temas como soberania digital, privacidade, proteção e localização de dados também foram abordados nessa conversa imperdível.

  • TECNOPOLÍTICA #214 - Señoritas Courier e o cooperativismo de plataforma

    Nesse episódio do Tecnopolítica, Sérgio Amadeu conversa com Aline Os, fundadora do coletivo Señoritas Courier, sobre o cooperativismo de plataforma como alternativa à precarização do trabalho imposto pelas Big Techs. Aline Os conta como surgiu a iniciativa de constituir o coletivo das entregadoras, das oficinas de reparo de bicicletas, a ideia da apropriação das tecnologias digitais, do desenvolvimento de uma plataforma própria e, enfim, como avança a luta das mulheres para construir sua autonomia no mundo do trabalho. Ouça e divulgue.

  • TECNOPOLÍTICA #213 - Tecnologias de IA e seus impactos na Palestina

    Neste episódio, Sérgio Amadeu conversou com Júlia Tibiriçá Diegues, doutoranda em Relações Internacionais do Programa de Pós-Graduação San Tiago e pesquisadora do Laboratório de Análise em Segurança Internacional e Tecnologias de Monitoramento (EPPEN-UNIFESP), sobre como tecnologias baseadas em deep learning (aprendizado profundo) têm sido utilizadas em conflitos internacionais e em guerras. Um exemplo analisado no bate-papo é a guerra entre Israel e Palestina. O Estado de Israel tem utilizado IA para ampliar a vigilância e o monitoramento do povo palestino e também para determinar os alvos e como atacá-los.

  • TECNOPOLÍTICA #212 - Net Mundial e a Governança da Internet

    Neste episódio do Tecnopolítica, Sergio Amadeu e Joyce Souza realizaram a cobertura da Net Mundial +10, que ocorreu nos dias 29 e 30 de abril em São Paulo. Em 2014, logo após as denúncias de vigilância global feitas por Edward Snowden, em meio à aprovação do Marco Civil da Internet no Brasil e ao intenso debate sobre as estruturas de governança das redes digitais, ocorreu a Net Mundial na capital paulista. Dez anos depois, a conjuntura mudou, mas continuam os desafios de governança da Internet, a luta pela garantia de processos de decisão multissetoriais, o debate sobre como enfrentar as assimetrias de poder e regular as plataformas e oligopólios digitais. O episódio proporciona uma visão panorâmica do que foi e como foi esse importante encontro da Internet. Imperdível.

  • TECNOPOLÍTICA #211 - Chat Gpt Nas Escolas Pode Piorar A Educação

    Neste episódio, Sérgio Amadeu conversa com Nelson Pretto sobre o uso da Inteligência Artificial Generativa nas escolas. Pretto é professor da Faculdade de Educação da UFBA e um dos grandes pesquisadores das tecnologias digitais na Educação. A conversa gira em torno da análise da proposta do Secretário de Educação do Estado de São Paulo, que determina que professores preparem aulas utilizando o chat GPT. Durante o bate-papo, Pretto demonstra como há uma mistificação em relação ao uso desses sistemas automatizados sem a devida preparação docente e como essas tecnologias reduzem a autonomia das educadoras e educadores, além de serem desenvolvidas com predominância em uma realidade que não é a nossa. Pretto ainda acusa a proposta de homogeneizar a educação e aponta que os interesses mercantilizados têm precarizado o trabalho docente e empobrecido as práticas educativas. "O caminho é apropriar-se dessas tecnologias e construir soluções soberanas que fortaleçam a Educação crítica", propõe Nelson Pretto.