Tecnopolitica

  • Bem-vindo(a) ao

    Podcast Tecnopolítica

    Inscreva-se em nosso Newsletter para receber todas as informações

Inscreva-se

Newsletter

Inscrever

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Episódios

  • TECNOPOLÍTICA #216 - Pluralidade De Vida E Diversidade Entre Amigues

    Nesse episódio do Tecnopolítica, Sergio Amadeu conversa com Amanda Claro, advogada de direitos humanos, consultora, integrante do Código Não-Binário e apresentadora do podcast Entre Amigues. Amanda conta como criou o videocast da comunidade LGBT com a finalidade de trazer a pluralidade de vidas que existe. Amanda trouxe questões cruciais sobre gênero, sexualidade, diversidade e problematizou o racismo, a transfobia, a misoginia, violência cotidiana. O videocast @entre_amigues está em diversos canais. Ouça e divulgue.

  • TECNOPOLÍTICA #215 - Questões Da Regulação Sobre A Inteligência Artificial No Brasil

    Neste episódio do Tecnopolítica, Sergio Amadeu conversou com Thamires Orefice, advogada, professora de Direito e Tecnologia na Zumbi dos Palmares e mestranda em Direitos Humanos na PUC-SP. A conversa girou em torno da regulação da Inteligência Artificial no Brasil. Thamires Orefice levantou a preocupação com a consolidação na lei do reconhecimento facial com uso da IA. Mostrou os riscos e as agressões étnico-raciais desses sistemas automatizados de vigilância e detecção. Temas como soberania digital, privacidade, proteção e localização de dados também foram abordados nessa conversa imperdível.

  • TECNOPOLÍTICA #214 - Señoritas Courier e o cooperativismo de plataforma

    Nesse episódio do Tecnopolítica, Sérgio Amadeu conversa com Aline Os, fundadora do coletivo Señoritas Courier, sobre o cooperativismo de plataforma como alternativa à precarização do trabalho imposto pelas Big Techs. Aline Os conta como surgiu a iniciativa de constituir o coletivo das entregadoras, das oficinas de reparo de bicicletas, a ideia da apropriação das tecnologias digitais, do desenvolvimento de uma plataforma própria e, enfim, como avança a luta das mulheres para construir sua autonomia no mundo do trabalho. Ouça e divulgue.

  • TECNOPOLÍTICA #213 - Tecnologias de IA e seus impactos na Palestina

    Neste episódio, Sérgio Amadeu conversou com Júlia Tibiriçá Diegues, doutoranda em Relações Internacionais do Programa de Pós-Graduação San Tiago e pesquisadora do Laboratório de Análise em Segurança Internacional e Tecnologias de Monitoramento (EPPEN-UNIFESP), sobre como tecnologias baseadas em deep learning (aprendizado profundo) têm sido utilizadas em conflitos internacionais e em guerras. Um exemplo analisado no bate-papo é a guerra entre Israel e Palestina. O Estado de Israel tem utilizado IA para ampliar a vigilância e o monitoramento do povo palestino e também para determinar os alvos e como atacá-los.

  • TECNOPOLÍTICA #212 - Net Mundial e a Governança da Internet

    Neste episódio do Tecnopolítica, Sergio Amadeu e Joyce Souza realizaram a cobertura da Net Mundial +10, que ocorreu nos dias 29 e 30 de abril em São Paulo. Em 2014, logo após as denúncias de vigilância global feitas por Edward Snowden, em meio à aprovação do Marco Civil da Internet no Brasil e ao intenso debate sobre as estruturas de governança das redes digitais, ocorreu a Net Mundial na capital paulista. Dez anos depois, a conjuntura mudou, mas continuam os desafios de governança da Internet, a luta pela garantia de processos de decisão multissetoriais, o debate sobre como enfrentar as assimetrias de poder e regular as plataformas e oligopólios digitais. O episódio proporciona uma visão panorâmica do que foi e como foi esse importante encontro da Internet. Imperdível.

  • TECNOPOLÍTICA #211 - Chat Gpt Nas Escolas Pode Piorar A Educação

    Neste episódio, Sérgio Amadeu conversa com Nelson Pretto sobre o uso da Inteligência Artificial Generativa nas escolas. Pretto é professor da Faculdade de Educação da UFBA e um dos grandes pesquisadores das tecnologias digitais na Educação. A conversa gira em torno da análise da proposta do Secretário de Educação do Estado de São Paulo, que determina que professores preparem aulas utilizando o chat GPT. Durante o bate-papo, Pretto demonstra como há uma mistificação em relação ao uso desses sistemas automatizados sem a devida preparação docente e como essas tecnologias reduzem a autonomia das educadoras e educadores, além de serem desenvolvidas com predominância em uma realidade que não é a nossa. Pretto ainda acusa a proposta de homogeneizar a educação e aponta que os interesses mercantilizados têm precarizado o trabalho docente e empobrecido as práticas educativas. "O caminho é apropriar-se dessas tecnologias e construir soluções soberanas que fortaleçam a Educação crítica", propõe Nelson Pretto.

  • 🎙️TECNOPOLÍTICA #210 - Poder e Ética nos Algoritmos 🔍💻

    Neste episódio, Sergio Amadeu conversa com João Carlos Magalhães, professor de Mídia, Política e Democracia no Centro de Estudos de Mídia e Jornalismo da Universidade de Groningen (Países Baixos), sobre a condição de existência de uma ética algorítmica. O professor João Carlos descreve a dinâmica algorítmica e aponta como a construção de sujeitos tem sido moldada pelo comportamento autoritário e pela extrema concorrência.

  • TECNOPOLÍTICA #209 - O Brasil Não é Quintal do Elon Musk

    Nesse episódio, Sérgio Amadeu aborda os ataques proferidos pelo bilionário Elon Musk contra o Judiciário brasileiro e demonstra como a concepção de liberdade de Musk nada mais é do que a aplicação da força e da violência. Musk cultiva uma abordagem que favorece a disseminação de desinformação e valores reacionários, em consonância com estratégias da extrema direita mundial. O episódio também trata do crescente alinhamento de empresários do Vale do Silício com ideologias reacionárias de extrema direita, afastando-se de associações prévias com a democracia. A situação evidencia uma urgente necessidade de regulamentação das plataformas sociais, para garantir que a liberdade de expressão e os direitos individuais prevaleçam sobre interesses econômicos e políticos de uma elite empresarial.

  • TECNOPOLÍTICA #208 - Artistas Em Perigo: Dubladores Querem a Regulamentação da IA

    Neste episódio do Tecnopolítica, Sérgio Amadeu conversou com Alexandre Apolinário, multiartista, cantor, ator e dublador. A conversa tratou das implicações da IA Generativa para os artistas, especialmente para os dubladores. Recentemente, o manifesto da United Voice Artists reivindicando a regulação da IA e a proteção das atividades artísticas ameaçadas pelos grandes modelos de linguagem natural já recebeu 50 mil assinaturas. Apolinário trouxe uma série de questões cruciais sobre a ética, a formação de subjetividades e sobre a impossibilidade de um código absorver sentimentos. A conversa é imperdível.

  • TECNOPOLÍTICA #207 - Milton Santos e as tecnologias digitais

    "Neste episódio, Sergio Amadeu conversa com o professor André Pasti, coordenador do Grupo de Pesquisa Território Praticado, Conjuntura e Tecnopolítica da Universidade Federal do ABC, sobre o pensamento do grande geógrafo brasileiro, Milton Santos. Durante a conversa, Pasti navega pelas principais ideias de Milton Santos e mostra como as tecnologias são constitutivas dos territórios que, simultaneamente, são afetados pelos processos tecnológicos. O bate-papo avança nos temas da psicoesfera, do capitalismo digital e da extração de dados como modo de empobrecimento das populações. Instagram: : @abpasti #MiltonSantos #TecnologiasDigitais #Territórios #Psicoesfera #CapitalismoDigital #ExtraçãoDeDados"